top of page

PRÓTESE REMOVIVEL

As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.

As totais removíveis são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes.

São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Mantêm-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alveolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca).

A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alveolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes. Os dentes utilizados quer nas próteses parciais quer nas totais são normalmente dentes pré-fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré-fabricados em porcelana.

Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo.

Há porém que ter-se em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais utilizados.

No caso das próteses removíveis, sempre que houver possibilidades econômicas é aconselhável fazer uma prótese suplente. Assim evita-se os contratempos caso a sua prótese fique danificada.
 

PRÓTESE FIXA

As próteses fixas são constituídas por coroas e pontes.

As coroas são capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada.

Quando faltam um ou mais dentes mas existem dentes ao lado desse espaço, pode-se fazer uma ponte. Os avanços da odontologia permitem hoje uma nova opção, a coroa apoiada num implante.

A ponte é uma restauração destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço sem dentes.

Pessoas que perderam todos os dentes na arcada inferior podem ser implantadas e conseguir restabelecer a função mastigatória com uma prótese fixa chamada de prótese protocolo.
 

bottom of page